Liberada filmagem de Faroeste caboclo


Os herdeiros de Renato Russo e a gravadora Edições Musicais Tapajós Ltda., do Rio de Janeiro, chegaram a um acordo que pôs fim à discussão no Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre a adaptação cinematográfica da letra de Faroeste caboclo pela produtora Copacabana Filmes. Como as partes chegaram a um acordo extra-judicial, o STJ arquivou o processo movido pela Edições Musicais Tapajós Ltda.

A gravadora alegava na Justiça ser detentora há 20 anos dos direitos autorais da obra de Renato Russo. Com base neste argumento, a família do compositor não poderia liberar a música para uma adaptação cinematográfica sem antes obter a aprovação da Edições Musicais Tapajós Ltda.

O acordo entre a família de Renato Russo e a Edições Musicais Tapajós foi fechado em abril, segundo informou Bianca De Felippes, produtora de cinema da Gávea Filmes, responsável pela adaptação de Faroeste caboclo. Ela explica que adquiriu os direitos autorais para roteirizar a canção com a família de Renato Russo, uma vez que Faroeste caboclo foi composta somente por Russo, quando ele tinha 18 anos e ainda não havia formado o Legião Urbana.

“A questão dos direitos autorais para a realização do filme já está resolvida há muito tempo. Além de ter comprado da família do compositor o direito para fazer a adaptação, nós também adquirimos o direito de usar a música no filme com a Edições Musicais Tapajós”, relata a produtora, sem entender por que só agora o STJ arquivou o processo.

Filmagem

A produção, que também se chamará Faroeste caboclo, começa a ser filmada em março de 2009. O roteiro é de Paulo Lins (Cidade de Deus) e a direção é de René Sampaio. O filme é uma co-produção entre a Gávea Filmes, a Europa Filmes e a Globo Filmes orçada em R$ 6 milhões. Os testes de elenco começam em setembro. A produção busca atores profissionais pouco conhecidos do grande público para contar a história de João de Santo Cristo, Maria Lúcia, Jeremias e Pablo.

Em Salvador, 60 atores já foram pré-selecionados. Testes também serão feitos em Recife, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. “Mas nosso foco maior é o Nordeste. A maior parte do filme é rodada em externas. Vamos começar a filmar em maio na Bahia e em junho aproveitaremos a temporada seca no Distrito Federal. Os cenários começam a ser construídos em março” adianta Bianca. A produtora disse que “se tudo correr bem”, o filme chega aos cinemas de todo o Brasil no final de 2009.

4 comentários:

Emerson Viana disse...

Ótima notícia. Sempre ache que esta música daria um enredo perfeito para o cinema. Uma das músicas símbolo da banda. Só espero que sejam competentes na adaptação.

Fabiano disse...

Realmente...tambem sempre achei que essa música dava um puta filme... espero que seja bem dirigido e filmado...

Márcio Proença disse...

Fabiano, tudo bem? Fiz uma repostagem dessa postagem no meu blog http:sombaratinho.blogspot.com, mas fiz uma referência ao seu trabalho. Ótimo texto. Um abraço.

P.s - Caso descorde, retirarei do meu blog.

Márcio Proença

Unknown disse...

eu estou muito feliz em saber que essa obra prima do maestro renato vai ser transformada em filme, teremos mais uma oportunidade de mostrar o para todos a genialidade de um homem chamado renato russo, rogerio rodrigues

...............................................

Portal da Propaganda

Globoesporte.com

Folha Online - Ilustrada